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Teste A/B: entenda o que é e quais ferramentas usar!

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 6 de outubro de 2021
Teste A/B: entenda o que é e quais ferramentas usar!
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Teste A/B: o que é? Como fazer?

Antes de tudo, para falarmos sobre estratégia de marketing consolidada é essencial que a empresa realize testes dos mais variados tipos. Um deles é o teste A/B.

Portanto, quando falamos em conversões, o teste mais comum é o teste A/B. Então, nesse post vamos explicar o que é e como fazê-lo.

O que é teste a/b?

Uma forma de validar hipóteses é fazer teste a/b.
Uma forma de validar hipóteses é fazer teste a/b.

A princípio, o teste a/b é um entre diversos tipos de testes utilizados pelas empresas para construir uma estratégia de marketing. Portanto, ele consiste em utilizar duas páginas distintas. Uma é a versão original e a outra é a versão modificada.

Mas, por quê? A princípio, o objetivo desse teste é analisar o tráfego de ambas as páginas para saber se a versão modificada apresenta um bom resultado antes de implementá-la oficialmente.

Contudo, esse tipo de teste é considerado multivariável, pois pode testar mais de um elemento por vez como uma CTA (Call to Action — “Chamada para Ação”) e o menu, ao mesmo tempo.

O teste é eficiente já que utiliza dados mensurados com precisão e sem correr risco de fatores externos. Então pode ser utilizado em diversos meios como Google Ads, redes sociais, email marketing e landing pages. Os elementos mais testados em um teste A/B são:

  • título em destaque da página;
  • CTA;
  • elementos visuais como imagens ou vídeos;
  • descrição da oferta;
  • formulários;
  • indicadores de confiabilidade.

Portanto, em posse desses detalhes e informações a respeito do teste A/B, vejamos como fazer no tópico a seguir.

Como fazer?

Ter uma hipótese, definir a amostragem e verões que serão utilizadas no teste a/b.
Ter uma hipótese, definir a amostragem e verões que serão utilizadas no teste a/b.

Antes de qualquer explicação, imagine a seguinte hipótese: uma amostragem com 100 pessoas. Destas, quantas gostam do site com mais imagens e clicam no CTA com fundo laranja e texto branco para assinar newsletter e, quantas preferem com vídeos e clicam no mesmo CTA só que com fundo branco e texto laranja? Esse é o raciocínio do teste A/B! É preciso, antes de tudo, ter uma hipótese a ser testada. Uma pergunta a ser respondida.

O teste A/B é executado em ferramentas específicas (falaremos mais a frente sobre algumas delas). Então, após a escolha do que será testado, é essencial definir a quantidade de pessoas, ou seja, a amostragem para que o teste tenha sentido ou relevância.

Em seguida, com a amostragem e hipótese definidas, é essencial deixar claro quais serão as versões utilizadas no teste. Logo, com esses três fatores você já pode começar a executar o teste utilizando alguma das ferramentas a seguir.

Quais ferramentas utilizar para fazer teste a/b?

Assim como dito acima, existem ferramentas especializadas nesse tipo de teste e nesse artigo falaremos das principais: Google Optimize, Adobe Target e Optimizely.

Google Optimize

O Google possui uma ferramenta específica para realizar testes A/B, o Google Optimize. Ela permite realizar diversos testes com diversas variações nos sites.

Ainda, possui uma versão gratuita e outra paga, além de apresentar integração ao Google Analytics para aprimorar os resultados.

Adobe Target

A Adobe é uma empresa conhecida pelos seus programas de edição de imagens, vídeos e outros elementos visuais. No entanto, a empresa também possui uma ferramenta especializada em testes de marketing digital, o Adobe Target.

Com ela é possível testar diversos elementos no site, desde CTAs, títulos, layout, entre inúmeros outros elementos, até mesmo o site completo pode ser testado.

Optimizely

Por fim, o Optimizely é uma ferramenta que “foge” das grandes empresas, mas se destaca pela fácil instalação. Para os testes A/B, a ferramenta permite realizar testes multivariáveis, testando desde alterações nos menus até o tamanho das fontes.

Conclusão

Portanto, essas são algumas ferramentas e informações a respeito do teste A/B. Gostou de saber mais sobre o teste A/B? Quer saber mais sobre esse assunto? Aqui na Kamelus, temos cursos de especialização para profissionais que querem mudar de área e profissionais que já atuam na área. Ainda com dúvidas? Comenta aqui em baixo. Ficaremos felizes em bater um papo com você.

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