Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

CRO

O que é comportamento do usuário?

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 7 de outubro de 2021
O que é comportamento do usuário?
Faça parte da nossa comunidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

A fim de que você entenda quais pontos melhorar no site, saber onde investir e onde seu usuário pode estar tendo dificuldades, mapear o comportamento do usuário é essencial para a evolução do seu negócio. Pelo alto volume de pessoas (que nem sempre vão procurar ajuda), é importante que você mapeie possíveis empecilhos que afetem suas métricas e dessa forma, possa proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Pesquisas

Existem vários tipos de testes para conhecer o comportamento do usuário, um deles é o presencial.

Para fazer o mapeamento do comportamento do usuário existe uma série de pesquisas que podem trazer diversos tipos de informações. Essas informações irão te ajudar a compreender como o usuário interage com a interface do seu site e nesse momento algumas ferramentas serão suas melhores amigas. Vamos falar sobre alguns tipos de análise:

Mapa de calor

O mapa de calor é responsável por rastrear os movimentos de um mouse feitos pelo usuário dentro do seu site, mapear onde estão suas maiores e menores interações e te mostrar por meio de manchas em escala de cores entre vermelho (mais cliques) e verde/azul (menos cliques), onde os cliques são mais ou menos intensos. Em resumo, serve para avaliar quais são os pontos que chamam mais a atenção do usuário. Para executar esse teste, você pode utilizar tanto Hotjar, quanto CrazyEgg.

Testes A/B para entender o comportamento do usuário

Os testes A/B são ótimos para validar uma hipótese. Basicamente, você vai direcionar parte da sua audiência para uma versão da página e outra parte para a outra versão simultaneamente. Esse é o momento no qual você pode testar alguma mudança que fez na página e coletar dados sobre qual modelo (antigo ou novo) teve mais efeito, ou seja, atingiu seu objetivo.  Aqui, o Google Optimize ou o Optimizely podem te ajudar. 

Ponto de atenção: Para que o teste tenha validade estatística, é necessário que o profissional faça um cálculo com a finalidade de mensurar qual a quantidade de tráfego e tempo de duração é recomendado.

Teste de usabilidade

Outra forma de conhecer o comportamento do usuário dentro do seu site é aplicando um teste de usabilidade.

Diferente dos exemplos anteriores, o teste de usabilidade é feito com um grupo específico de pessoas que representam seu público-alvo. Deve possuir um roteiro de tarefas e funciona da seguinte maneira: um objetivo é dado ao grupo e o avaliador deve observar o comportamento do usuário em cada etapa do processo. Quanto tempo demora, se possui dificuldade de encontrar o que precisa, ou se percorre um caminho rápido e assertivo.  A todo momento faz anotações e também pode coletar respostas.

O teste pode acontecer de forma remota, quando o usuário utiliza seu próprio dispositivo e faz com que a pesquisa seja mais econômica. Ou pode acontecer de forma presencial e custar um pouco mais, porém, fornece mais controle sobre o teste, uma vez que você pode garantir que não terá distrações ou problemas com internet, por exemplo. Para testes realizados remotamente a ferramenta Lookback pode ajudar, pois traz simultaneamente a tela do dispositivo, rosto do entrevistado e áudio. 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre mapeamento do comportamento do usuário? Quer saber mais sobre esse assunto? Aqui na Kamelus, temos cursos de especialização para profissionais que querem mudar de área e profissionais que já atuam na área.

Clique aqui para saber mais sobre os nossos cursos.

Se ainda tem dúvidas sobre essa ferramenta, comenta aqui em baixo. Ficaremos felizes em bater um papo com você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *