Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

CRO

O que CRO e UX têm em comum?

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 27 de setembro de 2021
O que CRO e UX têm em comum?
Faça parte da nossa comunidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Você já deve ter lido ou ouvido falar em CRO e UX e deve estar se perguntando: Afinal, o que CRO e UX têm em comum? Por isso, para você ficar por dentro dessas áreas que estão tão em alta no mercado, vamos explicar tudo que você precisa saber. 

Antes de falar sobre o que esses profissionais têm em comum, vamos entender a responsabilidade de cada área, separadamente.

O que é CRO?

O que os profissionais de CRO e UX têm em comum?
O profissional de CRO é responsável por otimizar a taxa de conversão de um site.

Ao “pé da letra” CRO significa Conversion Rate Optimization. O profissional de CRO é responsável por otimizar a taxa de conversão, que basicamente é a relação entre visitas e conversões que o seu site recebe. A conversão pode ser a compra de um item, a captação de um lead entre outros. Tudo depende do seu objetivo no momento.

Para sugerir as melhorias é importante que o profissional tenha boa capacidade analítica, pois precisará olhar para diversas informações antes de sugerir mudanças. 

Um exemplo clássico para melhorar a taxa de conversão em um e-commerce é avaliar a cor, posição, tamanho ou palavra utilizada no tradicional botão “comprar”. Para isso, o profissional pode utilizar diversas ferramentas e se conectar ao profissional de UX para entender qual caminho faz mais sentido para o consumidor daquele site. Após essa etapa acontece o teste A/B, que mostrará se de fato as mudanças sugeridas no design trouxeram um resultado melhor que a versão anterior. 

O que é UX?

O que os profissionais de CRO e UX têm em comum?
O profissional de UX é responsável pela experiência do usuário dentro do site.

Guardião da experiência do usuário em um site, o profissional de UX faz diversas pesquisas e dinâmicas com o público para entender suas dores e evoluir a usabilidade e o design do site. Essas análises são feitas para que a interação seja mais simples e prazerosa, com o objetivo de fidelizar clientes e evitar dificuldades na navegação ou interação com as páginas. 

Com a democratização crescente da internet e o crescimento das marcas nesse ambiente, o profissional de UX se faz extremamente necessário, pois é ele quem vai ouvir seu cliente e desenhar soluções para que a experiência dele seja única. 

Ferramentas utilizadas por profissionais de CRO e UX:

Existem ferramentas que podem auxiliar esses profissionais no momento de analisar e tomar decisões assertivas. Algumas das mais conhecidas são:

  • Google Optimize

O Optimize pode ser integrado ao Google Analytics e te ajudará na realização de testes A/B (lembra do exemplo do botão comprar? Essa ferramenta te ajuda a testar qual das versões teve melhor desempenho).

  • Hotjar

Conhecida por ter funções para analisar o comportamento do usuário em uma página, no Hotjar você encontrará funcionalidades como mapa de calor, gravação de tela, ferramentas de feedback e NPS.

  • Figma

O Figma é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelos UX designers, principalmente aqueles que fazem projetos compartilhados. Nele é possível tanto prototipar interfaces quanto realizar dinâmicas de forma gratuita. 

  • Adobe XD

Outra ferramenta para os UX designers, o Adobe XD permite a criação de protótipos de produtos ou páginas de sites fiéis ao esperado.

Conclusão

Apesar de descrições e funções específicas, essas áreas estão diretamente conectadas, tanto CRO como UX são voltados para a melhoria da experiência em um site, seja ele um blog ou e-commerce. Ambos são responsáveis por identificar oportunidades e sugerir mudanças essencialmente baseadas em dados.

Gostou de saber o que os profissionais de CRO e UX têm em comum? Quer saber mais sobre esse assunto? Aqui na Kamelus, temos cursos de especialização para profissionais que querem mudar de área e profissionais que já atuam na área..

Clique aqui para saber mais sobre os nossos cursos.

Se ainda tem dúvidas sobre essa área ou ferramentas utilizadas por eles, comenta aqui em baixo. Ficaremos felizes em bater um papo com você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “O que CRO e UX têm em comum?”

7 Ferramentas mais usadas pelo analista de dados | Kamelus Academy

[…] Clique e conheça mais sobre a profissão de CRO e UX e o que ambos têm em comum. […]