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CRO

O básico para começar a trabalhar como CRO

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 14 de abril de 2022
O básico para começar a trabalhar como CRO
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Ao contrário de outros campos do marketing, como SEO ou PPC, por exemplo, trabalhar como CRO, realizando a otimização de conversão, requer que uma pessoa seja profunda e tenha experiência em quase todos os aspectos do marketing: pesquisa, análise de dados, UX, psicologia, redação, design e muitas outras habilidades. 

Portanto, é muito difícil se tornar um otimizador de taxa de conversão de sucesso ou contratar um para sua equipe.

Abaixo, nós vamos te contar o que acreditamos ser um caminho para você se preparar para algumas das necessidades que os CROs (conversion rate optimization ou em português, conversão de otimização) passam no dia a dia.

Coletar Informações

Acompanhar métricas e rastrear os passos de quem visita o seu site é uma necessidade. Logo, você irá conviver com o Google Tag Manager que é uma ferramenta desenvolvida para instalar pixels e scripts em sites sem que você precise de um desenvolvedor.

E novamente, se você quiser se capacitar pode começar por aqui.

Analisar dados

Analisar dados, hoje, talvez seja a habilidade mais essencial de um profissional que quer trabalhar como CRO. Muito do seu trabalho vai ser de: olhar e interpretar dados a fim de encontrar oportunidades para alavancar os resultados do negócio.


O mercado hoje oferece uma vasta gama de soluções de monitoramento e análise de sites como Google Analytics e Mixpanel, aplicativos gratuitos para gerar mapas de calor como o Hotjar e o Crazyegg, entre outras que podem te ajudar nesse trabalho.

É importante ressaltar que alguns conceitos básicos como identificar origem dos seus visitantes, conhecer o perfil e entender quais canais convertem mais, vão ser do seu dia a dia e para isso deixamos aqui uma recomendação de curso do próprio Google para você se capacitar.

Testes A/B

Uma ilustração. Fundo azul mostrando um computador no centro, com duas opções de imagem, um certo e outro errado. Em baixo do computador, tem algumas pessoas olhando para frente.
Para como começar a trabalhar como CRO, é importante que você saiba todo o processo de testes.

Os testes A/B são uma prática do Marketing Digital que permite experimentar diferentes configurações para uma estratégia, avaliando qual traz melhores resultados. E como todo bom CRO, você vai fazer bastante.

Vale ressaltar que testes A/B são diferentes de testes multivariados. Testes multivariados testam mais de uma variável de uma vez só, enquanto testes A/B testam apenas uma variável (duas variações) de cada vez, ambos com o mesmo objetivo, escolher a melhor entre as variáveis.

Geralmente, testes A/B são feitos com ferramentas especializadas ou por meio de softwares de automação de marketing que possuem esta funcionalidade. Alguns exemplos de ferramentas que realizam esses tipos de teste são o Google Optimize, Optimizely, Unbounce e o VWO.

Apresentar resultados

E agora que falamos sobre coleta, mensuração de dados e comprovação de hipóteses com testes, você precisa apresentar os resultados!

O Google Data Studio é uma ferramenta de criação de relatórios e dashboards que você pode usar para fazer análises e apresentar os seus resultados.

E para se capacitar nisso, recomendamos que faça esse curso da Analytics Academy do próprio Google.

Conclusão sobre trabalhar como CRO

Agora que você já aprendeu os passos iniciais para trabalhar com otimização e conversão, quer se capacitar ainda mais? Aqui na Kamelus temos cursos de especialização para profissionais que querem mudar de área e profissionais que já atuam na área de CRO.

Além disso, estamos iniciando uma tribo no slack com foco em criar uma comunidade forte no Brasil para trocarmos experiências sobre o universo de CRO e Web Analytics. Lá conversamos sobre situações no trabalho, livros, eventos, vagas de trabalho, etc.

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