Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

CRO

O que é Google Tag Manager e como utilizá-lo!

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 4 de outubro de 2021
O que é Google Tag Manager e como utilizá-lo!
Faça parte da nossa comunidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Há algum tempo atrás, para instalar scripts no código de um site era necessário solicitar para times de TI. Porém, com a criação do Google Tag Manager esse processo se tornou desnecessário.

O que é Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google que facilita o monitoramento de métricas.

Acompanhar os dados de um site é extremamente importante para a criação de estratégias. Saber quantas visitas recebeu, qual o perfil da sua audiência e de onde eles estão vindo faz com que você possa criar ações para potencializar seu alcance e suas vendas! 

Por isso o Google disponibilizou uma ferramenta gratuita que veio para facilitar o monitoramento de métricas. O Google Tag Manager (GTM) torna o processo dos times de marketing digital mais fluido e simples, uma vez que proporciona autonomia à esses times para fazer a implementação de scripts nos sites. 

Como o nome já diz, a plataforma é um gerenciador de tags, que ao invés de implementar diversos scripts, você gera e insere apenas um no código do site. Com isso, é possível acompanhar várias tags para diversas finalidades.

Como configurar o Google Tag Manager

  1. Para configurar o GTM inicialmente você precisa criar o seu login na Página do Google Tag Manager com o mesmo gmail (se já tiver) do Google Analytics e começar a configurar adicionando o nome da empresa.
  2. O segundo passo é a criação do container, nele estará armazenado todas as tags e regras que você utilizará. Atenção: Se você gerencia mais de um site, é importante que crie um container para cada.
  3. Depois dessa etapa você verá um código para ser instalado logo após o campo <body> do site da empresa. Caso você não saiba, peça ajuda ao departamento de TI ou ao desenvolvedor (essa provavelmente será a única vez).

Instalação de Tags

A Instalação do GTM é simples e intuitiva.

Google Analytics

Vamos começar exemplificando como fazer a instalação da tag do Google Analytics:

  1. Para começar a criação de tags no GTM, você deve clicar em “Tags” no menu lateral e depois em “Nova“. 
  2. Você verá diversos “produtos”, o GTM vai identificar onde você vai utilizar essa tag. Clique em Google Analytics.
  3. Você poderá adicionar um nome a essa tag, basta clicar em “Tag sem título”
  4. Insira no GTM qual o ID do seu domínio (Web Property ID). Você pode encontrá-lo em “configurações da propriedade” no seu GA.
  5. Escolha em quais páginas a tag irá rodar. Nesse caso, clique em “Todas as páginas”.
  6. Com a tag já está instalada, basta clicar em “Publicar”. Isso irá ativar seu container com todas as tags que você já adicionou.

Testando o tagueamento no site

Ocasionalmente problemas podem acontecer, por isso, é importante que você saiba como testar se a tag do GTM está funcionando corretamente. Para isso, basta:

  1. Acessar a conta do GTM e clicar em Pré-Visualizar na parte superior direita da tela.
  2. Colocar a URL do seu site e ver se o Tag Assistant se conectou.

Caso a mensagem seja negativa, você pode validar de outra forma também, no seu site:

  1. Clique com o botão direito e clique em inspecionar
  • Selecione Network e clique ctrl F5;
  • Procure por “gtm.js” e clique em “Headers’’.

Se o status code do gtm.js estiver como 200 quer dizer que está ok! Caso o código seja 400, algum erro ocorreu. Valide com o desenvolvedor qual pode ser o problema.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre o Google Tag Manager? Quer saber mais sobre esse assunto? Aqui na Kamelus, temos cursos de especialização para profissionais que querem mudar de área e profissionais que já atuam na área.

Se ainda tem dúvidas sobre essa ferramenta, comenta aqui em baixo. Ficaremos felizes em bater um papo com você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “O que é Google Tag Manager e como utilizá-lo!”

Teste de usabilidade: o que é e como você pode fazer? | Otimização e Conversão

[…] de saber sobre esse assunto? Que tal continuar investindo em aprendizado, acessando também esse conteúdo incrível sobre Google Tag Manager que a Kamelus Academy preparou para você? […]