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3 passos para criar um funil de conversão

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 8 de outubro de 2021
3 passos para criar um funil de conversão
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Em uma estratégia de marketing digital é essencial planejar o funil de conversão. O funil é uma metodologia do marketing digital bem conhecida por médias e grandes empresas. 

Quer saber mais? Então, a seguir, descubra tudo a respeito dele e aprenda 3 passos para criar um funil de conversão.

O que é um funil de conversão?

Antes de tudo, é essencial que se pergunte: como um usuário procura pela sua empresa ou produto na Internet? Já parou para pensar? Com isso em mente, podemos explicar o que é um funil de conversão.

Como dito acima, o funil é uma metodologia do marketing digital, ou seja, um método que exemplifica a forma que o usuário “deve seguir” para resolver o problema que ele deseja. Basicamente é o “caminhos das pedras”.

Só para exemplificar, tornando mais objetivo: Ana deseja aprender a fazer capuccino e a sua empresa produz uma cafeteira própria para esse produto. Logo, seu funil deve se adequar na trilha entre Ana querer aprender a fazer capuccino até a venda da cafeteira para ele.

É muito provável que a empresa sofra perdas nas etapas, por isso o funil é dividido em topo, meio e fundo. Dito isso, confira abaixo 3 passos para criar um funil de conversão nessas três etapas e vender mais.

Como criar um funil de conversão?

Antes de criar um funil de conversão, é importante, antes, entender cada etapa.

Ao criar um funil é essencial saber o que significa cada etapa dele antes de iniciar uma boa estratégia. Assim, o topo do funil é a etapa que a persona — pessoa semi-fictícia que representa potencial cliente de um negócio — deseja aprender ou descobrir algo. 

Lembra do exemplo da Ana que deseja aprender a fazer capuccino? Pois bem, ele se encaixa perfeitamente nessa etapa, pois comumente é conhecido como visitante. 

o meio do funil é a etapa de reconhecimento do problema e a consideração da solução. Nesse ponto, Ana já deve saber que precisa ter uma cafeteira boa e está pensando em adquirir uma para fazer seu capuccino.

Por fim, o fundo do funil é o momento da decisão de compra. A essa altura, Ana já decidiu que quer comprar a cafeteira. 

Agora, em posse das três etapas e com o conhecimento do que cada uma significa, veja os 3 passos de como criar o funil de conversão.

Topo do funil

De início, é essencial criar uma estratégia de marketing de conteúdo, ou seja, ter um blog direcionado para atrair visitantes. No blog, ainda com o exemplo da cafeteira, deve-se criar textos com abordagens educativas, como por exemplo: “5 receitas de capuccino para fazer em casa”.

Logo, são textos ricos que geralmente possuem CTA para compartilhar o post nas redes sociais, deixar um comentário, assinar uma newsletter ou baixar um infográfico ou ebook. É importante, devido à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), deixar bem claro os dados que serão coletados no formulário.

Por fim, como indicado, ter uma caixa de newsletter posicionada em locais específicos e em destaque, é uma ótima opção. Ressaltamos a importância de realizar testes A/B.

Meio do funil

Quando o visitante preenche o formulário para comentar o post, baixar o ebook, infográfico ou assinar a newsletter, ele se torna um lead, o que significa que é um potencial cliente.

No meio do funil, o lead deseja resolver seus problemas. Logo, a etapa também é definida como nutrição de leads, já que a empresa precisa continuar produzindo conteúdo para levar o lead para a próxima etapa.

Nessa fase, ele ainda não sabe que o site vende uma cafeteira, consequentemente, é essencial continuar trabalhando em materiais ricos, como um ebook mais completo sobre o assunto que já é interessante para ele desde o topo do funil.

Ainda no exemplo da Ana, outra opção é fazer posts no site ensinando como comprar uma cafeteira, quais as opções que existem no mercado, etc.

Por fim, é importante que o time de marketing entre em campo, pois geralmente existem leads mais qualificados que estão prontos para se tornarem clientes. 

Fundo do funil

Portanto, ao chegar no fundo do funil, o lead qualificado está pronto para ser um cliente abordado pelo time de vendas. Essa situação ocorre quando há confiança entre o lead e a empresa e por isso o funil é crucial para a estratégia.

De início, o visitante chegou ao site buscando aprender algo, assinou um formulário para um ebook ou newsletter, viu qual era o seu problema, aprendeu como solucioná-lo e decidiu comprar.

Com isso em mente, é essencial manter essa confiança com o cliente sempre explicando o motivo pelo qual seu produto é melhor que o do concorrente. Outra opção é oferecer um mês grátis na mensalidade ou uma amostra gratuita do serviço ofertado.

Essa fase também é conhecida como quebra de objeções, pois chegou é o momento da empresa mostrar os diferenciais de seu produto para o cliente, o motivo pelo qual ele é melhor, custo-benefício, entre outros pontos.

Conclusão

Em posse dessas informações a respeito de como fazer um funil de conversão, sua empresa está pronta para vender mais. Contudo, não se pode esquecer que, mesmo após a venda, é essencial manter um bom relacionamento com o cliente, então um e-mail pedindo avaliação ou novas dicas de conteúdos são ótimas opções.

Esses foram os passos a respeito da criação de um funil de conversão. Gostou de saber mais sobre o assunto? Quer saber mais? 

Aqui na Kamelus, temos cursos de especialização para profissionais que querem mudar de área e profissionais que já atuam na área. Ainda com dúvidas? Comenta aqui em baixo. Ficaremos felizes em bater um papo com você.

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3 Replies to “3 passos para criar um funil de conversão”

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